Guias
Now Reading
2-eixos vs 3-eixos – Como Escolher a Gimbal de Câmera Ideal
162 152 0

2-eixos vs 3-eixos – Como Escolher a Gimbal de Câmera Ideal

by adminAbril 26, 2018

Durante o processo de compra de um drone, você chegará a um ponto em que vai ter de decidir que tipo de gimbal vai escollher para a sua câmera. Drones câmera com sistema de gimbal normalmente vêm com uma de 2-eixos ou 3-eixos brushless. A gimbal que você vai comprar depende do tipo de uso que lhe vai dar.

Uma gimbal de 3-eixos não é necessariamente melhor que uma de 2-eixos. Dizer que uma gimbal de 3-eixos é melhor é como dizer que um carro é melhor que uma moto simplesmente porque tem mais rodas. Ambas as gimbals de 3-eixos e 2-eixos têm os seus próprios prós e contras.

Walkera G-3D gimbal e camera iLook+

Walkera G-3D gimbal e camera iLook+

Gimbals de 3-eixos geralmente proporcionam uma melhor estabilidade video do que gimbals com 2-eixos. Isto deve-se ao facto de gimbals de 3-eixeos estabilizarem o video em todos os eixos (direcção, inclinação, rotação) enquanto que as de 2-eixos estabilizam apenas inclinação e rotação. O efeito trêmulo de imagem é mais evidente em videos filmados usando uma gimbal de 2-eixos, devido à falta de estabilização do eixo da direcção). Gimbals de 3-eixos são capazes de reduzir drasticamente, ou até eliminar por completo, esta qualidade de imagem trêmula graças ao terceiro motor que permite “absorver” este movimento indesejado no eixo de direcção.

No entanto, as gimbals de 3-eixos são mais pesadas e caras do que as de 2-eixos. Também consumem mais energia da bateria por terem mais motores. Por exemplo, a gimbal Wakjera G-3D (3-eixos) é mais ou menos 48 gramas mais pesada e 40€ mais caras que a versão de 2-eixos.

A Helipal.com tem um excelente video que demonstra as diferenças entre as gimbals DJI H3-2D (2-eixos) e  H3-3D (3-eixos). Ambas as gimbals tinham lá GoPros e estavam montadas a dois diferentes quadricopetros Phantom que por sua vez estava montado a um hexacopetro maior. O hexacopetro foi submetido a várias condições de vôo afim de mostrar as diferenças de imagem em cada gimbal.

Para Cineastas e Fotógrafos de Imagens Aéreas

Se planea tirar fotografias aéreas profissionais, vai definitivamente querer optar por uma gimbal de 3-eixos. Apesar de ser mais pesada e cara, a gimbal de 3-eixos permite video com uma qualidade muito superior à gimbal de 2-eixos. Estabilidade de imagem é crucial quando se está a gravar documentários ou filmes para Hollywood, é por isso que as gimbals de 3-eixos são a escolha preferida de fotografos profissionais de imagens aéreas. Utilizar gimbals com 3-eixos vai resultar num menor tempo de voo (devido ao peso), para resolver este problema simplesmente leve consigo baterias extra.

Para uma estabilização de imagem ainda mais impressionante, utilize a gimbal de 3-eixos em conjunto com uma câmera com estabilização incorporada. Qual movimento tremulo de imagem que não seja eliminado pela gimbal vai ser eliminado pelo próprio estabilizador de imagem da câmera.

Para além de proporcionar melhor estibilização de imagem, as gimbals de 3-eixos são excelentes se tiver um operador para a sua câmera. Quando está a voar com dois operadores, dois transmissores rádio são utilizados – um para pilotar o drone e outro estritamente para controlar a câmera. Com uma gimbal de 3-eixos, o operador de câmera pode movimentar livremente o ângulo da câmera horizontalmente sem o piloto ter de mover horizontalmente o drone. Isto não é possível com uma gimbal de 2-eixos pois esta exige que seja o drone a rodar sobre o seu eixo de forma a obter outros ângulos horizontais.

Também é importante realçar que as gimbals de 2-eixos obtêm imagens fixas tão bem quanto as de 3-eixos. A única coisa que diferencia estes dois tipos de gimbals é o mesmo o vídeo. Assim sendo, se você se foca somente em imagens paradas (fixas) áreas e raramente grava vídeos, então uma gimbal de 2-eixos é o suficiente, especialmente se tiver com pouco orçamento.

Para Entusiastas FPV

Se quiser voar o seu drone com visão em primeira pessoa (FPV) apenas por diversão, vai querer optar por uma gimbal de 2-eixos, pois proporciona 2 vantagens devido ao seu baixo peso – maior tempo de vôo e mais agilidade. Quanto mais pesado for o seu drone, menos ágil vai ficar, por isso cada grama a mais afecta o desempenho. Não há duvidas que uma gimbal de 2-eixos deixa o drone mais leve do que com uma gimbal de 3-eixos pesada.

Embora as gimbals de 2-eixos tenham tendência a causar uma imagem mais trémula na transmissão de vídeo, não é o suficiente para afectar o vôo. De um modo mais geral, os entusiastas de FPV preferem voar sem gimbal, montando a câmera diretamente ao corpo do drone. Esta configuração resulta num aumento enorme na agilidade, mas se precisar mesmo de uma gimbal para voar FPV então opte for a de 2-eixos.

The Yuneec Q500 Typhoon has one of the best 3-axis camera gimbal system in its class (photo by Yuneec).

O Yuneec Q500 Typhoon tem uma das melhores gimbals de 3-eixos dentro da sua classe (foto por Yuneec).

Para Quem Faz um Misto de Tudo

A gimbal de 3-eixos é a escolha ideal se está a planear fazer um pouco de ambos (FPV e filmagens). Proporciona uma excelente estabilização de imagem quando está a gravar vídeos com um propósito profissional e também é decente se estiver a voar apenas recreativamente. Lembre-se de levar consigo baterias extra, pois uma gimbal de 3-eixos vai consumir energia mais rapidamente que uma gimbal de 2-eixos.

 

Artigo traduzido em parceria com o site thedronefiles.net.

What's your reaction?
Amei!
100%
Interessante
0%
Não sabia!
0%
Não gosto
0%
About The Author
admin

Leave a Response