Análises
Now Reading
MJX Bugs 8 / Bugs 6 (Análise Detalhada)
0
Positives

Drone FPV barato e pronto a voar
Excelente performance de voo
Design simples mas atractivo
Câmara FPV decente

Negatives

Funcionalidades de voo limitadas
O controlador de voo não pode ser customizado
O transmissor não é adaptável a terceiros

Rating
Nossa Pontuação
Pontuação dos Leitores
Rate Here
Especificações
Funcionalidades
Bottom Line

O Bugs 8 é um excelente ponto de partida para quem está agora a descobrir as corridas FPV.

Nossa Pontuação
Pontuação dos Leitores
You have rated this

Desde o lançamento do MJX Bugs 3 que fabricante Mei Jia Xin Toys (MJX) aparenta ter encontrado um novo sentido de direção no mercado de drones. A empresa começou a focar-se em drones low-cost para iniciantes e entusiastas com um baixo-orçamento.

Esta estratégia tem resultado muito bem, com o Bugs 3 tornando-se um dos drones mais populares no mercado de drones iniciantes para consumidores. Em vez de tentar fazer frente aos gigantes da indústria, tais como DJI e Yuneec, a MJX optou por um não tão competitivo nicho no mercado.

Nota: Se comprar o Bugs 8 por uma revendedora online virá com o nome de Bugs 6 pois é a sua versão ‘e-commerce’. Possui um design ligeiramente diferente e um pacote mais pequeno para reduzir os custos de envio. Pode também não incluir a câmara FPV (confirme antes de comprar, algumas lojas online vendem o pacote completo.)

bugs8-2

O modelo mais recente da linha Bugs é o Bugs 8, o tópico da nossa análise de hoje. A minha primeira impressão quando recebi uma amostra do MJX Bugs 8 para testar foi a de que vai ser mais um modelo com um incrível design, tal como o Bugs 3. Continue a ler e descubra porquê.

Destaques do Produto:

  • Dimensões: 33 x 33 x 8.8cm
  • Plataforma: Quadricoptero
  • Distância diagonal do motor: 2.5cm
  • Propulsão: motores brushless 1806 1800kV / hélices com 2 pás de 15.5cm
  • Peso: 370g (com câmara e bateria)
  • Bateria: 7.4V 1300mAh 2S Li Po
  • Tempo de carga: cerca de 4 horas
  • Tempo de voo: cerca de 12 minutos
  • Distância de Controle: 300 metros
  • Câmara: MJX C5830 com antena 5.8Ghz FPV incorporada e filma em 720p resolução.

bugs8-5

O Bugs 8 (e o 6) é um drone de corrida FPV pronto a voar de tamanho 250, ideal no mercado para iniciantes em corridas FPV. Apesar de ter a mesma categoria de tamanho que o popular Walkera Runner 250, não compete no mercado diretamente com o Runner, sendo que o Bugs tem um preço inferior e consequentemente, não possui as funcionalidades de um drone de corrida profissional. Claramente, o Bugs 6 destina-se a iniciantes que ainda estejam a aprender a voar, precisam de treinar e não possuem um orçamento muito elevado para equipamento topo de gama.

bugs8-3-400x225bugs8-4-400x225

 

 

 

 

 

O Bugs 8 está disponível em 4 kits diferentes. Existe o kit básico que vem com o drone e o comando de controle (transmissor rádio). Existe também o kit FPV que vem com drone, comando e um headset FPV. E há outros dois kits que são variantes alternativas dos dois primeiros. Nesta análise estamos a avaliar o kit FPV. E afim desta análise não acabar por ser demasiado extensa o headset FPV e o monitor serão discutidos num artigo à parte e que será publicado em breve.

bugs8-11-400x225

 

 

 

 

 

 

bugs8-12-400x225

Por o Bugs 6 a voar é muito fácil. Tem apenas de colocar as hélices, introduzir a bateria e realizar o processo de conexão entre drone e comando (só tem de ser feito uma vez) e está pronto a voar. Simplicidade foi um fator chave na conceção do Bugs 6. Até os motores podem ser separados  do ESC 4-em-1 8A sem ser necessário soldar.

 

 

Design e Qualidade de Construção

A fonte de energia do Bugs 8 é uma bateria 7.4V 2S que é colocada num compartimento debaixo da fuselagem. A bateria 2S provavelmente não vai ter a mesma performance veloz que uma bateria 3S ou 4S. Mas, como mencionado anteriormente, o Bugs 8 é um drone destinado a iniciantes, para tal é necessário uma aceleração e velocidade fáceis de controlar. O Bugs 8 pode não ascender velozmente no ar como outro drone de rápida aceleração, mas tem propulsão suficiente para manter a velocidade e estabilidade em dias ventosos.

bugs8-6

A estrutura do Bugs 8 é inteiramente feita de plástico ABS e assim como o Bugs 3, possui uma capa de libertação rápida que pode ser removida sem o uso de ferramentas. No Bugs 3, esta funcionalidade era muito útil, no entanto quando se trata do Bugs 8, pode ser uma funcionalidade problemática. Isto deve-se ao facto de que a capa tem a tendência de sair por si só durante uma aterragem mais brusca ou colisão. Consequentemente, expondo os componentes electrónicos  sensíveis no interior do drone. Uma forma rápida de contornar este problema é simplesmente colocar fita-cola na capa, deste modo não sai durante o impacto.

Para além deste pequeno problema o Bugs 8 está realmente muito bem desenhado e construído.  A MJX investiu muito esforço para fazer do Bugs 8 um drone fácil de utilizar e conservar. Até as hélices não necessitam de ferramentas para serem colocadas ou tiradas. Elementos chave como a câmara FPV, o ESC 4-em-1 e o comando de controle são simples e fáceis de reparar ou identificar algum problema que possam ter.

Comando de Controle:

O Bugs 8 incluí o seu próprio comando de 4 canais que fornece uma distância máxima de controle de 300 metros. Apresenta a mesma capa que outros modelos MJX, tais como o Bugs 3. Uma funcionalidade útil do comando é a telemetria que mostra os alertas de baixa voltagem e baixo sinal. Quando o drone tiver com pouca bateria ou estiver a perder o sinal, o comando começa a apitar.

bugs8-8

O comando funciona bem, mesmo que pareça básico e plastificado. Isto é obviamente para reduzir o custo de produção e manter o Bugs 8 a um preço atractivo para o consumidor. Algo que me deixa relutante em relação ao comando é o facto de ser alimentado por 4 pilhas AA em vez e uma bateria Li Po. Sendo que a distância máxima de controle está publicitada nos 300 metros, o verdadeiro problema não está na distância mas sim no facto das terminais das pilhas começarem a oxidar com o tempo.

A oxidação nas terminais de entrada pode criar resistência à corrente, e isto pode fazer com que o drone tenha quebras na ligação ou até que pare de receber energia a meio de um voo; algo que não queres que te aconteça quando estiveres a voar alto ou a grande velocidade. Uma boa solução para este problema é limpar ocasionalmente com alcool, ou outro tipo de agente de limpeza, as terminais das pilhas.

Falando em controle de distância, os meus testes ao Bugs 8 revelaram-me que a verdadeira distância máxima de controle está algures entre os 160 e os 200 metros (com uma linha de vista desobstruída. Aos 150 metros o comando começa a dar sinal de baixa ligação, apesar de ainda ser possível manter o controle do voo adequadamente. Se tiver as pilhas AA já fracas no comando, vai começar a apitar por volta dos 80 metros. Para além dos 200 metros a ligação com o comando é interrompida e os motores param automaticamente de rodar.

Câmara MJX C5830 5.8Ghz FPV

O Bugs 8 vem com a câmara C5830 FPV que possui a sua própria antena 5.8Ghz incorporada com 500mW de potência e 8 canais (C Band). A antena omnidireccional está colocada ao lado da fuselagem. A câmara possui 3 níveis de  inclinação para que possas ajustar de acordo com o teu estilo de voo.

bugs8-9

A C5830 tem uma distância de ligação FPV bastante razoável, mas claro, não rivaliza com câmaras FPV com antenas mais potentes e em forma de ‘trevo’. No final de cotnas, o Bugs 8 foi concebido para iniciantes que por motivos de segurança e aprendizagem devem voar a distâncias curtas. Na verdade, o comando de controle do Bugs 8 não transmite para além dos 300 metros, por isso a distância da câmara C5830 FPV são suficientes.

A qualidade de imagem da cãmara de lenta ampla é decente e pode gravar vídeo em 720p de resolução, gravando tudo no Micro-SD que pode ser colocada numa ranhura incorporada na própria câmara. Para auxiliar a câmara em voos de baixa luminosidade estão duas luzes brancas LED e duas luzes vermelhas LED na traseira do drone, facilitando também a orientação nocturna.

No geral, a C5830 é uma câmara 5.8Ghz FPV muito competente, compacta, leve e barata.

Performance de Voo

É na performance de voo que o Bugs 8 se destaca. Embora não seja tão veloz quanto drones de corrida FPV profissionais, o Bugs 8 possui potência suficiente para se manter estável durante voos em condições meteorológicas mais fortes.

Sendo um drone de corrida FPV para iniciantes significa que as funcionalidades no Bugs 8 são básicas, no que diz respeito ao necessário para um drone de corrida profissional. Não possui Altitude Hold, embora não seja um grave problema pois voar sem esta funcionalidade torna o drone mais exato e preciso. Dois modos de voo estão disponíveis, veloz e lento; o Bugs 8 é também capaz de realizar truques 360º no ar, semelhante aos pequenos drones brinquedo.

Claramente as funcionalidades de voo do Bugs 8 não estão destinadas a pilotos mais avançados. Funcionalidades como o modo acro não estão presentes e o comando de controle não possui uma entrada USB ou outros meios para os pilotos customizarem as definições de fábrica para se enquadrarem em diferentes estilos de voo. Mas, novamente, os valores PID e as definições de fabrico no Bugs 8 devem agradar à maioria dos pilotos que estão agora a começar a voar FPV.

Conclusão

O Bugs 8 é um excelente ponto de partida para quem está agora a descobrir as corridas FPV. Drones de corrida profissionais, com todo o seu poder e precisão podem intimidar iniciantes. Mas não é esse o caso com o Bugs 8 que é facilmente controlado mantendo à mesma a excitação de voar um drone de corrida FPV. Não vai ganhar corridas profissionais ou proporcionar altos níveis de customização, mas com certeza vai te dar vontade de voar mais a cada voo.

Com o Bugs 8 não é necessário montar ou soldar nada. É uma excelente solução tudo em um para aqueles que querem uma introdução simples às corridas FPV sem ter de passar pelas complicações e as dores de cabeça que é construir e costumizar um drone de corrida de raiz. Preservar o Bugs 8 também é bastante fácil, sendo que a maioria das peças são muito acessíveis, substituídas facilmente e claro, baratas.

bugs8-10

Posto isto, acredito que a MJX encontrou no Bugs 8 mais um grande vencedor. Não compete com drones mais caros e avançados como o Runner da Walkera ou de outras marcas. O Bugs 8 está numa categoria sua. Com um preço bastante atractivo, o Bugs 8 vai definitivamente ter muitos fãs como o seu antecessor o Bugs 3.

O Bugs 8 está atualmente disponível em quatro pacotes diferentes que varia entre os 80€ (versão normal) que não vem com câmara, aos 150€ pelo pacote FPV completo, incluindo câmara, monitor FPV e headset.

DISCLAIMER:

Todas as imagens do artigo são fornecidas por: thedronefiles.net

Este artigo é traduzido e adaptado do site thedronefiles.net consoante uma parceria com o mesmo.

What's your reaction?
Amei!
0%
Interessante
100%
Não sabia!
0%
Não gosto
0%
About The Author
admin

Leave a Response

Especificações
Funcionalidades